Consultoria em Saúde Pública

A Vemac, com sua experiência em co-gestão em saúde pública, oferece serviços de consultoria para melhoria de processos e ampliação de resultados de qualidade nos serviços de saúde pública.

Veja alguns desses serviços que auxiliam muitas prefeituras e empresas de saúde:

- Administração de Materiais
- Melhoria de Processos
- Melhoria de Produtividade e Redução de Custos
- Análise de Cenários Sócio-Político-Econômicos
- Análise de Demanda e Capacidade Instalada
- Pesquisa de Aceitação e Satisfação de Serviços por Usuários e Profissionais
- Treinamentos

Em cada projeto, a meta da Vemac é a satisfação da prefeitura, secretaria municipal de saúde, usuários do serviço e profissionais. Essa satisfação advém da diminuição de perdas de repasses de recursos financeiros das esferas estadual e federal, diminuição de re-trabalho, ampliação de atendimento sem que a secretaria de saúde tenha que ampliar seus gastos, melhoria na qualidade de atendimento com estímulo a humanização do serviço, entre outros.

De avaliação dos serviços à indicação e implementação de soluções, a Vemac é a melhor opção de co-gestão em saúde pública municipal.

Veja, a seguir, os serviços providos, com mais detalhes.

Administração de Materiais

- Avaliação, criação e implantação de processos e rotinas para solicitação, compra e dispensação de materiais e medicamentos;

- Avaliação da administração de materiais e medicamentos (previsão, abastecimento, estocagem);

- Avaliação de condições de armazenamento dos medicamentos, conforme normatizações de órgãos oficiais.

Melhoria de Processos

- Elaboração de fluxogramas e organogramas dos serviços disponíveis em cada Unidade de Saúde e toda a secretaria de saúde;

- Criação de indicadores de avaliação de desempenho, para uma melhor gestão.

Melhoria de Produtividade e Redução de Custos

- Levantamento Técnico Situacional sobre a condição precisa dos Programas e Ações em Saúde Pública, com identificação da rotina completa de cada unidade de saúde incluindo os serviços assistenciais (médico, enfermagem, psicologia, assistência social, etc) e administrativos

- Identificação a abrangência, os resultados esperados e os alcançados em cada programa, em cada unidade de saúde;

- Identificação os recursos envolvidos, quer sejam humanos, materiais ou financeiros, nos programas das unidades de saúde;

- Avaliação das estruturas e serviços implantados nas unidades de saúde.

- Avaliação da conformidade dos programas implantados nas unidades de saúde com as legislações;

- Identificação oportunidades de desenvolvimento de atividades que possam ampliar a obtenção de recursos financeiros;

- Identificação e avaliação de integração com outras secretarias do município, estimulando essa integração e colaboração de informações;

- Identificação e avaliação das relações com serviços terceirizados, avaliando riscos e ganhos;

- Identificação e avaliação dos fluxos de serviços de e para o município (referencia e contra-referência), com relação aos serviços primário, secundário e terciário de complexidade;

Pesquisa de Aceitação e Satisfação de Serviços por Usuários e Profissionais

- Avaliação do nível de Satisfação dos Usuários do Serviço de Saúde, bem como avalia a Satisfação dos Profissionais. Essa avaliação permite identificar áreas críticas com profissionais e serviços com qualidade comprometida. O resultado disso é a possibilidade de uma pronta intervenção nos processos, visando alcançar e manter elevados níveis de satisfação e reconhecimento por parte de usuários e profissionais dos serviços de saúde públicos;

- Avaliação de índices de satisfação pelos munícipes e profissionais das unidades de saúde.

Análise de Cenários Sócio-político-econômicos

- Assessoria no estabelecimento de metas para a PPI – Programação Pactuada e Integrada. Análise e revisão dos termos e convênios firmados.

Análise de demanda e capacidade instalada

- Criação de indicadores para medir a utilização dos serviços e o perfil epidemiológico do município. Com isso, a Vemac implementa um estudo para identificação mais precisa da demanda em cada região do município.

- Identificação de pontos de estrangulamento com demandas não atendidas e ociosidades de serviços por hiper-dimensionamento.

Treinamentos

Os treinamentos da VEMAC estão voltados para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas às políticas administrativas e metas da gestão. Esses treinamentos buscam melhorar o processo produtivo, maximizando resultados, minimizando custos e otimizando os Recursos Humanos disponíveis.